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Informação para pacientes e acompanhantes

Viver com artrite

Que exercício posso fazer para ajudar no tratamento?

O exercício é uma parte integrante do tratamento da artrite. O exercício, só por si, não desgasta as articulações. As actividades como caminhar, nadar ou jardinagem podem ajudar a manter os ossos fortes e as articulações flexíveis.

Consulte sempre o seu médico antes de começar um programa de exercícios.

Fortalecimento
O inchaço e as dores nas articulações pode causar um enfraquecimento dos músculos que é um problema com a artrite. Os músculos fortes ajudam a absorver os choques, a suportar as articulações e a proteger de lesões. As pesquisas também têm mostrado que os exercícios de fortalecimento na anca, joelhos e tornozelos levam a um melhor equilíbrio. O seu médico e fisioterapeuta podem ajudá-lo a desenvolver um programa de fortalecimento, se for apropriado.

Alongamento

A flexibilidade é necessária para os movimentos cómodos durante o exercício e actividades diárias. A mobilidade também ajuda a lubrificar as articulações e nutrir as cartilagens. Geralmente, os alongamentos são tolerados numa base diária e constituem uma excelente forma de relaxamento. O seu médico pode ajudá-lo a desenvolver um programa de alongamento, se for apropriado.

Terapia aquática
A terapia aquática é uma excelente forma de exercício para as pessoas controlarem a artrite e a dor. A flutuabilidade da água protege as articulações das lesões por impacto. A água também provoca resistência ao movimento, o que é útil para o fortalecimento. Peça ao médico informações sobre as aulas aquáticas perto de si.

Caminhar

A acção de caminhar é um excelente exercício de resistência para quase todas as pessoas, incluindo as que têm artrite. Consulte o médico para obter todas as precauções ou directrizes.

Iniciar
• Procure ajuda junto de um profissional de cuidados de saúde para o ajudar a definir um programa de exercício individual.
• Faça um plano! Escreva-o! Defina objectivos!
• Faça exercício à mesma hora todos os dias para que se torne numa rotina.
• Encontre um exercício “amigo”.
• Procure uma classe de exercício apropriada.
• Habitue-se a fazer algum exercício diariamente. Nos dias em tem mais dores, faça um esforço mesmo que seja apenas para fazer alguns alongamentos suaves.
• Varie a sua rotina e faça rotação de exercícios. 
• Avalie o grau de progressão e tire partido do êxito. 

Quando é que o exercício é demasiado?
Se notar aumento do inchaço ou redução na mobilidade das articulações, fadiga invulgar ou persistente ou dores contínuas, pode estar a fazer excesso de exercício. Deve esperar algumas dores musculares, especialmente se estiver a começar o programa ou se tiver mudado de exercícios. As dores nas articulações não devem durar mais do que algumas horas após o exercício.

Alterações na actividade

A mecânica do corpo baseia-se na teoria de que um bom alinhamento e postura, combinado com exercício, garantirá um equilíbrio dos músculos da postura e poderá ajudar a aliviar a pressão dos músculos e articulações.

A mecânica apropriada do corpo pode levar a uma utilização mais eficaz do corpo e a uma menor pressão nas articulações. As directrizes seguintes de alteração da actividade podem ser úteis:

• Evite andar arqueado. Tente-se manter direito
• Evite as cadeiras baixas para reduzir a tensão nos joelhos e ancas quando se sentar e levantar.
• Quando viajar, levante-se e mova-se a cada hora para evitar a rigidez das articulações.
• Evite as actividades de impacto-carga (por exemplo, correr, saltar).
• Reduza as subidas (escadas, montes, etc.).

Controlo do peso
A manutenção do peso ideal pode ajudar a manter as juntas saudáveis. Um peso excessivo coloca mais pressão nas articulações, o que pode fazer piorar os sintomas de artrite e causar rigidez e dor. O médico pode aconselhar um programa de perda de peso de acordo com as suas necessidades.

Suplementos nutricionais
Recentemente, os suplementos nutricionais tornaram-se populares para os pacientes com artrite, em particular a Glucosamina e a Chondroitina.
Os suplementos nutricionais não são apropriados para todas as formas de artrite nem para todas as pessoas. Os diabéticos e as mulheres grávidas, por exemplo, devem ser cuidados especiais.

Deve consultar sempre o médico antes de tomar qualquer suplemento nutricional.

Calor Frio
Utilizar antes da actividade Utilizar após o exercício
Aumenta a circulação local Reduz a circulação local
Aumenta a mobilidade Reduz o inchaço
Reduz as dores das articulações Melhor para dores
Ajuda a relaxar Reduz a inflamação